Cantinho de Leitura Infantil #decoração e #livros

Posted by @blogdati On fevereiro - 29 - 2012 4 Comments

Ontem foi dia de falar de cultura e entretenimento aqui no blog, mas precisando sair às compras, acabei deixando o post para hoje. E aí resolvi falar de um assunto que adoro: LEITURA!

Acabei sendo motivada também por ter lido uma curta matéria sobre “quando nossos filhos irão ler sozinhos” e ter ficado com o assunto na cabeça. Ler é uma das mais ricas e vastas formas de aprendizado, então é claro que incentivamos os pequenos desde cedo, ainda que sem pressão demasiada visto que cada pimpolho tem o seu tempo e o mais importante, o seu momento para descobrir a mágica aventura que pode ser a leitura.

Enfim, pensando nos momentos que compartilho com o meu filhote nessas horas de leitura, conversas sobre as histórias e até interpretações (já que ele lê as imagens e dramatiza depois), pesquisei alguns espaços de leitura que podem dar um toque especial na casa de qualquer pessoa e de quebra, incentivar o gosto por mais este passa-tempo. Lembrando que um pequeno cantinho onde a criança possa brincar e sentir-se confortável para a leitura, pode se tornar fundamental para a sua vida escolar, adulta e intelectual. Vamos lá?

Esse cantinho e o restante do quarto de menina é resultado de projeto exibido na Casa Cor São Paulo 2011. Chamado de "menina estudiosa", o nicho com recorte em mdf leva a assinatura de Ellen Cavalcante e Paula Ferraz.

*

Para pequenos leitores já com predileções de gênero e autor, capazes de fazer sua própria arrumação e desordem criativa, livros na estante com mesa de estudo.

 *

Uma opção muito fofinha que encontrei foi esta, com aposta em papéis de parede estampados. Tudo é criativo e colorido, sem dúvida, mas o detalhe fica para os livros e brinquedos pedagógicos bem à mão de qualquer criança e as almofadas para se jogar.

 *

Prateleiras simples e bancos baixos e coloridos, com oferta de bons títulos... Assim pode começar um cantinho da leitura.

 *

Futon e almofadas foram o fator decisivo para que o nicho abaixo da escada fosse reinventado. O móvel de parede (mdf laqueado que acompanha os degraus) parece receber os livros favoritos num espaço de leitura que pode ser para a família toda.

*

Com apoio de adesivos e marcenaria, um cantinho de leitura verde. Lindo! E pode ser montado no próprio quartinho da criança/bebê

*

Outro cantinho de leitura e contação de história que cabe bem num quarto espaçoso e bem harmônico, ideal para os pequeninos pedirem bis. Reparem que nessa instalação, os livros estão longe do acesso da criança, no alto, por isso cabe bem num quarto de recém-nascido.

 *

Esse nicho de leitura eu achei incrível e incluí na seleção porque pode inspirar o pessoal... reutilizando pallets de madeira, temos um novo móvel, um novo ambiente e talvez a ferramenta necessária para os pequenos começarem a ler.

 *

Na reutilização de três pallets de madeira e um colchão cortado em forma triangular, olha a menininha provando que o lugar ficou atraente...

*

E se você lembrou daquele post com as fotos de uma livraria em Pequim, cheia de nichos em cubos e círculos, eu também lembrei. Quisera ter mais espaço em casa para “brincar” com a marcenaria e criar uns ambientes bem inusitados para acomodar os nossos livros. Um dia…

4 Responses so far.

  1. Tiffany Stica disse:

    Postei, indico Cantinho de Leitura Infantil #decoração e #livros http://t.co/7UQ5w3HB

  2. RT @blogdati: Cantinho de Leitura Infantil #decoração e #livros http://t.co/wWTwXgMe

  3. Blog da Ti » Blog Archive » Cantinho de Leitura Infantil #decoração e #livros http://t.co/HBb45wZx

  4. od. design disse:

    Hoje é o dia internacional do livro infantil! Para celebrar o dia, escolhemos esse excelente post do @blogdati http://t.co/2eyrbqcK

Leave a Reply





Anuncie aqui. Acesse nosso media kit e entre em contato.